Não compre um celular antes de ler esse post!

Hoje em dia temos diversos modelos de celulares no mercado, a maioria com preços semelhantes, aí surge a dúvida, oque devo considerar na hora de escolher um bom aparelho? 

Memória, bateria, é só a ponta do iceberg, escolher um celular hoje em dia é muito mais complexo devido a vasta opção que temos. 

Alguns escolhem Android e outros IPhones, mas como consigo chegar em uma conclusão? Devemos comprar os mais top de linha apenas para ostentar? Ou o mais barato para economizar?

É isso que vamos tentar responder neste post. 

Questões para responder 

A escolha de um celular é muito pessoal, então primeiro devemos começar respondendo algumas perguntas. 

1 – O aparelho vai ser apenas para uso pessoal?

2 – O celular escolhido vai ser usado para uso pessoal e também para trabalho?

Pronto, ao responder essas perguntas já temos um caminho melhor para ser seguido, quando se trata de um aparelho para trabalho podemos até incluir trabalho e estudo, um celular com pouco processamento já não dá conta do recado, porém caso a sua escolha é apenas uso pessoal, como usar apenas para mensagens e ver alguns vídeos no YouTube podemos reduzir bastante a capacidade desse aparelho.

Bom, agora que já respondemos essas perguntas podemos partir para a próxima etapa, que é escolher o orçamento, essa eu diria que é a etapa principal, ela quem vai definir o aparelho. Caso você tenha muito dinheiro e o mesmo não vai lhe fazer falta, você pode escolher os mais top de linha do mercado que não terá nenhum problema.

Esse foi um exemplo bem exagerado, mas era só para exemplificar oque quero explicar. 

A maioria dos usuários definem um limite de orçamento nessas faixas 

Faixa 1: de 600 até 1000 reais 

Faixa 2: 1000 até 1500

Faixa 3: 2000 até 5000

Agora me responda qual faixa você está nesse momento? 

Agora que sabemos qual valor estamos dispostos a pagar por um aparelho novo devemos responder novas perguntas.

1 – Você é um usuário que curte mais jogos?

2 – Você é um usuário que curte mais fotos?

Existem muitas pessoas que apenas querem jogar no celular e quase nunca gravam ou tiram fotos, para esses usuários o caminho correto é escolher aparelhos com bom processamento, bateria de longa duração e taxa de atualização alta. 

Agora para usuários que preferem a câmera do celular, devem procurar celulares com ótimas resoluções de imagem e câmeras com muitos megapixels. Dependendo desse usuário até migrar para um iPhone seja ideal, mas vamos continuar.

Especificações 

Agora que já entendemos o seu perfil, vamos abordar um pouco sobre as especificações que existem no mercado hoje.

Começando com a taxa de atualização, a taxa de atualização e a fluidez do celular, o mais comum é 60hz e 120hz, 120 quadros por segundo, quanto mais alto for esse valor, mais fluidez de tela você vai sentir. Ideal para quem joga bastante, sempre opte por mais hz.

Sobre bateria, essa aqui é bem fácil o mercado hoje está cheios de celulares com 5000mhz, isso é mais do que suficiente para todos os usuários, fique sempre atento a essa especificação durante a compra. 

Processador, esse é um ponto delicado, cada marca sempre trás seus próprios processadores, é muito diferente de computadores e notebook que sempre são ou Intel ou Amd. E existem os mais variados tipos em cada aparelho celular. Aqui a dica sempre será olhar o número de núcleos e clock – mais núcleos e clocks altos ajudam, mas sozinhos não garantem desempenho, depende da arquitetura. 

Memória é bem fácil, nem cabe muita explicação aqui, a minha dica é comprar no mínimo 128gb de memória, menos que isso fica ruim. 

Agora o mais delicado é falar sobre as câmeras, geralmente sempre dizem, quanto mais megapixels melhor, isso acabou até virando marketing para as empresas, mas a minha dica principal é olhar as fotos tiradas pelo aparelho, se você já tiver um amigo que tenha mesma marca, peça para ele lhe mostrar e você verá se gosta do resultado, caso contrário terá q ver fotos na internet ou YouTube. Resumindo Prefira ver exemplos de foto/vídeo do aparelho que está avaliando.

Agora falando em ram, geralmente para uso diário 6gb já dá conta do recado, porém você pode optar por 8gb também. A ram do celular vai definir quantos aplicativos você consegue manter aberto ao mesmo tempo, ou múltiplas abas de navegador. 

Quando devo escolher um iPhone?

Se eu fosse dizer uma palavra para te responder essa pergunta seria longevidade, um iPhone dura tranquilamente 5 anos de uso constantemente, e após esse tempo o celular tem a mesma potência de quando comprado, essa é a maior diferença, comparado a um Android por exemplo, que pode começar a apresentar lentidão logo nos primeiros meses ou anos. Oque não acontece em um IOS. 

Graças a esse fenômeno, você tem até mercado de iPhones usados, depois de muito tempo de uso, você não terá travamentos, oque não acontece com Android. 

E claro vai da sua vontade è orçamento.

Espero que este post tenha ajudado de alguma forma, e claro temos também uma lista de celulares custo benefício que recomendamos, basta clicar aqui e ler. 

Até uma próxima!!